Pular para o conteúdo principal
De um dia comum, pra outro quase igual. Apenas algumas mulheres em frente ao quartel central - na frente dá Corregedoria dá Polícia Militar que fica há algum tempo, ao lado do quartel em uma espécie de casa, hiperironias, exatamente ao lado do quartel e em uma casa residencial você perguntaria - em um pequeno trecho de asfalto do lado de fora dos portões guaritados e esprimidas ao trânsito. Pleiteiam aumento salarial para seus maridos. Uma pegou a Kombi e colocou a barraca de vender salpicão, uma televisão, cadeiras de praia, guarda chuva e uma panela elétrica para fazer arroz. Meio estranho por que elas bloqueiam a saída de veículos militares, impedindo a ronda extensiva Segundo round A partir daí deflagra-se uma espécie de estado de sítio, guerra civil, mortes e mais mortes brotando no asfalto, nos becos e na escuridão. Dias de medo onde as classe mais pobres lançam-se nas ruas do asfalto, dá zona urbanizada. Jovens vão a praticar crimes, principalmente roubo de carros, assaltos tudo a mão armada.e uma feroz caçada aos desafetos de grupos ligados ao domínio imposto em seus bairros por via de tráfico e dominio espacial. Depois vieram os saques a comércios, pequenos e grandes, como supermercados. A essa altura o Departamento Médico Legal há via subir em 4 dias algo como 2000℅ o número de corpos, que passaram a ocupar o chão da câmara de necrópsia. Todos sem camisa, bermudas de surf, e quase todos morenos, mestiços sim, a parecer descendentes de índios, aliás viviam em lugares que até os dias de hoje encontram-se tribos indígenas, como Caieiras Velha e Pau-brasil. No outro lado dá história, uma sintonia fina com tal desordem. ‘Observe', 'fecha o plano', 'Interna'. Aconteceu uma situação, digamos, única e talvez inimaginável. O salário está defasado? Nem tanto vide situação do nosso vizinho, onde os salários de dezembro estão há serem pagos. Aí o governador ausenta-se, ele um bom negociador, e um xeque mate foi jogado: as mulheres dos próprios aquartela-os. A pergunta que fica: o policial seria obrigado a prender o próprio filho, por que não agir com sua esposa? Sim, ele quer ganhar mais, mas é obrigado a fazê-lo. Ainda assim, o Comando dá PM tenta negociar, depois do Secretário de Segurança tentar, e em último momento os políticos atropelam a negociação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kafka

Toda vez que eu vejo uma barata vindo em minha direção, eu lembro de Gregor Sansa, aí eu levanto a cabeça e Dinho que não li “A Metamorfose”.

Suave

A vida, ah a vida. A vida leva você e ela é implacável. Ela faz você fazer coisas, mudar, e por mais que se apegue as 'paredes’ históricas, somos ‘levados’. Realizar os desejos, faz com que essa velocidade de mudança acelere. Se eu não sei conter meus ímpetos, vou pela água do rio sendo levado, por não saber, e não querer também - por que não? - me agarrar aos matos da margem. Como poderia ser importante conter os gastos, conter as vontades. Sozinho, eu flutuo, fico só, faço de mim meu próprio negócio, jogo, minha celebração só. Sem lembrar, sem pensar, apenas olhando para dentro. Medito em mim. Relembrar, refazer, se remodelar, lembro do projeto. Será ele possível? Será que vale a pena? Corpo, mente, alma, matéria. Divulgar ou reter? Reter. Depois divulgar.

Bárbara, e nem tão doce.

Nota de Repúdio: Repudio, como jornalista formado, a atitude da cantora Ivete Sangalo, viralizada por vídeo postado nas redes sociais, que 'peitou' uma mulher no show em que se apresentava, por conversar com seu marido, há menos de 50 metros. Uma cantora com público infantil não poderia abrir mão do seu caráter educativo, e cair na 'esparrela' da mulher 'machona'. Curiosamente seu ato veio à tona via rede social, hoje uma das fontes utilizadas pelo novo jornalismo. Assim, como nas delegacias de polícia, o jornalismo esquiva-se quase totalmente da prospecção da notícia, guardando-se ao direito de editar, separando logicamente e infelizmente, o que é mais polêmico. Todo jovem que pensa em fazer comunicação e adentrar para o universo jornalístico, deve saber disso: invariavelmente vai viver flertando com fatos violentos, policialescos, tão caros aos nossos sentidos. Mesmo sendo educados - na melhor das hipóteses - o acesso a violência, em qualquer âmbito, rouba-no