Pular para o conteúdo principal

Infância

O livro da besta-fera I – O mundo é um bairro (ou General Lee) - Olha o passarinho! Pronto era ouvir essa frase e remeter meus olhos pra árvore. Desde meu nascimento minhas principais lembranças foram com essa frase dita pela minha mãe, até por que dos três, tive e tenho o maior número de fotos, recordações da minha infância. O olhar atento das vizinhas, que revezavam para tomarem conta de mim, quando não era eu que ia pra casa enorme delas, era recorrente também. Depois o cheiro de churrasco, os jogos do Flamengo, as batidas de carros na avenida, o grito de ‘pega ladrão!’,...não foram poucos, sem falar das viagens, pra Santa Tereza, no interior do Espírito Santo – onde nasci e de onde vos escrevo – para o Rio de janeiro: madrinha e padrinho, para Brasília: tios e prima, foi assim minha infância até os dez anos. Fim do primeiro ciclo, aquele em que não se deve fazer nada a não ser observar atento os detalhes do piso, azulejos, os pêlos do primeiro cão, a roupa da empregada, caminhão de lixo, pé de pitanga, codornas, o cheiro de querosene, óleo, gasolina. II – O mundo é a região sudeste e roças próximas Desde quando nasceu Rodrigo olhava pela janela do quarto do pai, o portão fechado de cima embaixo com chapas grossas de zinco. Mais grossas ainda eram as camadas de tinta, ora azul, ora verde, que contrastavam com o muro nem tão alto, nem tão autoritário assim geralmente bege. Por ele Rodrigo subia na acácia amarela, até o dia em que tacando bagas de semente da reluzente espécie em fim de tarde num fusca, foi obrigado a parar de aventurar-se por aquela que foi seu cais em meio ao mar de rua, pessoas e veículos. Quebrara a calha do automóvel que impedia da chuva molhar o braço esquerdo do motorista. O carcamano saltou do carro, deu conta do prejuízo, e num gesto resolvido voltou ao veículo, terminou a meio-rotatória e acelerou para alcançar o sinal. Infelizmente acertara o alvo com rápida desenvoltura. Na rua dele não passava o ônibus, fato compensado pela avenida que fazia transitar grande parte dos automóveis daquela década de oitenta. Sua casa era fruto de um projeto da cidade, o primeiro, de bairro planejado com residências iguais, terrenos fartos e uma frondosa pedra no morro do Jaburuna no qual avistava embaixo dela uma mata com árvores fortes. As mulheres da idade da sua mãe o surpreendiam com aqueles lenços no cabelo, eram mulheres do lar mesmo. Não dirigia, fazia a comida, e aguardava, seu marido chegar pro almoço; isso era na década de oitenta. Cuidar das plantas sempre foi um dom auto-imposto a elas, como única regalia terapêutica para aquela rotina apertada com cintos e sapatos de puro couro. Época do vinil, fita cassete, cervejas em lata, de aço. A educação dos menores era feita de forma litúrgica, silenciosa e devocional. Tudo alinhavado pelo mercado tímido de produtos. As fraldas eram de pano, e o hipoglós e as papinhas prontas para o almoço eram os únicos mimos que chegavam aos pupilos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kafka

Toda vez que eu vejo uma barata vindo em minha direção, eu lembro de Gregor Sansa, aí eu levanto a cabeça e Dinho que não li “A Metamorfose”.

Suave

A vida, ah a vida. A vida leva você e ela é implacável. Ela faz você fazer coisas, mudar, e por mais que se apegue as 'paredes’ históricas, somos ‘levados’. Realizar os desejos, faz com que essa velocidade de mudança acelere. Se eu não sei conter meus ímpetos, vou pela água do rio sendo levado, por não saber, e não querer também - por que não? - me agarrar aos matos da margem. Como poderia ser importante conter os gastos, conter as vontades. Sozinho, eu flutuo, fico só, faço de mim meu próprio negócio, jogo, minha celebração só. Sem lembrar, sem pensar, apenas olhando para dentro. Medito em mim. Relembrar, refazer, se remodelar, lembro do projeto. Será ele possível? Será que vale a pena? Corpo, mente, alma, matéria. Divulgar ou reter? Reter. Depois divulgar.

Bárbara, e nem tão doce.

Nota de Repúdio: Repudio, como jornalista formado, a atitude da cantora Ivete Sangalo, viralizada por vídeo postado nas redes sociais, que 'peitou' uma mulher no show em que se apresentava, por conversar com seu marido, há menos de 50 metros. Uma cantora com público infantil não poderia abrir mão do seu caráter educativo, e cair na 'esparrela' da mulher 'machona'. Curiosamente seu ato veio à tona via rede social, hoje uma das fontes utilizadas pelo novo jornalismo. Assim, como nas delegacias de polícia, o jornalismo esquiva-se quase totalmente da prospecção da notícia, guardando-se ao direito de editar, separando logicamente e infelizmente, o que é mais polêmico. Todo jovem que pensa em fazer comunicação e adentrar para o universo jornalístico, deve saber disso: invariavelmente vai viver flertando com fatos violentos, policialescos, tão caros aos nossos sentidos. Mesmo sendo educados - na melhor das hipóteses - o acesso a violência, em qualquer âmbito, rouba-no